Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Direção
Início do conteúdo da página

Direção

 DIREÇÃO ATUAL - 2016/2017


 

 Janailson

 Prof. Me. Janailson Macêdo Luiz - Diretor.

Licenciado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desde 2014 é professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), onde coordenou (2014-2015) o Curso de Licenciatura em História do Campus de Marabá e, atualmente, exerce o cargo de Diretor do Instituto de Ciências Humanas. É coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - N'UMBUNTU/FACED/ICH. Entre 2012 e 2015, atuou como coordenador técnico do projeto "Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes à História Indígena e Escravidão Negra do Brasil", desenvolvido pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, em parceria com a UFCG. Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para os temas: Educação das Relações Étnico-Raciais; História e Cultura Afro-Brasileira; Comunidades Remanescentes de Quilombos; Guerrilha do Araguaia; Preservação e democratização das fontes históricas. Participou, enquanto estudante de graduação, da criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-Í) da UEPB. (Texto extraído do Lattes)

E-mail: janailson@unifesspa.edu.br 
   

 Ma

 

Prof. Me. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza - Diretor Adjunto.

 

Graduado em Geografia Lic/Bac pela Universidade Federal do Pará (1997). Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas da Amazônia (1998) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA. Mestre em Educação (2012), linha de currículo e formação de professores pelo Instituto de Ciência da Educação - ICED/UFPA. Atuou de 1998 a 2014 como professor da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC; de 2005 a 2013 no Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Desenvolve pesquisa nos temas: Formação de Professores de Geografia, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Educação Indígena. É membro pesquisador do "Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE". (Texto extraído do Lattes)

E-mail: gaudencio@unifesspa.edu.br

 

 

GESTÃO - 2013/2015


 

 Marcos Alexandre

Prof. Me. Marcos Alexandre Pimentel da Silva - Diretor.

Possui licenciatura plena e bacharelado em Geografia (UFPA, 1999-2004) e mestrado em Ciências Sociais ? área de concentração Sociologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFPA, 2006). Tem experiência no Ensino Superior - docência, pesquisa e extensão, nos campos da geografia urbana, agrária e regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e gestão de cidades; identidades e territorialidades em contextos urbanos; urbanização e cidades pequenas na Amazônia, questão agrária e políticas de desenvolvimento territorial, Territórios da Cidadania. Atuou como professor substituto no curso de Geografia na UFPA (2004-2006) e na Universidade Estadual do Amapá (UEAP, 2007-2008). Em seguida, tornou-se professor efetivo, na condição de Professor Assistente I de Geografia Humana do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 2008-2010). A partir de 2010, passou a trabalhar como Professor Assistente I de Geografia Regional da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa/Campus de Marabá) e coordena atualmente o projeto de pesquisa e extensão intitulado ?Núcleos de extensão em desenvolvimento territorial na Amazônia Oriental: as experiências do Nordeste, do Sul e do Sudeste paraense? (UFPA/UNIFESSPA/SDT/MDA/CNPq). (Texto extraído do Lattes)

E-mail: mpimentel@unifesspa.edu.br
   

 EdmaProfa. Dra. Edma do Socorro Silva Moreira - Diretora Adjunta.

 

Graduada em Ciências Sociais (1993), Mestre em Sociologia (2002) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará e Université Paris 13 (2008). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), onde leciona em cursos de Graduação e Pós-graduação. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas da Sociologia Rural. Os estudos estão voltados ao mudo rural e às questões ambientais, com enfoque nas formas de organização social e do trabalho, movimento social e reprodução social do campesinato.Participa do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mudança Social no Sudeste Paraense (GEPEMSSP), registrados no CNPq. Compõe o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedades na Amazônia (PDTSA) da UNIFESSPA e do qual é Coordenadora até 2017. (Texto extraído do Lattes)

E-mail: edma@unifesspa.edu.br

 

 

Idelma Santiago

Profa. Dra. Idelma Santiago da Silva - Diretora Adjunta.

Possui graduação em História (BACH./LIC) pela Universidade Federal do Pará (1999), especialização em história do Brasil pela PUC/MG (2002), mestrado (2006) e doutorado em História (2010) pela Universidade Federal de Goiás. É Professora Adjunta na Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará/ Instituto de Ciências Humanas/ Faculdade de Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Tem experiência na área da Educação do Campo e História Cultural e Social, nos temas de Cultura, Migração, Memória, Identidade e Gênero. Atualmente está vice reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Dinâmicas Sociais na Amazônia Oriental Brasileira (UNIFESSPA/ CNPq) e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de História Oral (2016-2018). (Texto extraído do Lattes)

E-mail: idelma@unifesspa.edu.br

Fim do conteúdo da página