Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Teste > SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

• Escrito por ICH
  • Criado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 16h54

BNC FORMACAO

TEMA: BNC-Formação e sua implicação nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura

Público: Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) do ICH

Palestrante Convidado: Prof. Dr. Romilson Siqueira (PUC/GO)

Título da Palestra: Formação de professores: projetos em disputa

DATA: 29 de novembro de 2021

LOCAL: Online (transmissão pelo Canal do Youtube do ICH) - https://www.youtube.com/channel/UCZH8cxbBakJudmVkkRFXMfw

APRESENTAÇÃO

O primeiro Seminário de Estudos do ICH (SEICH) abre caminho para uma importante etapa no âmbito da formação de professoras e professores que compõem o quadro docente do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa, no intuito de integrar estudos relevantes para a tomada de decisões, seja no campo das revisões curriculares, na interpretação sobre as políticas educacionais de âmbitos municipais, estaduais e nacional, ou ainda no desenvolvimento de componentes curriculares que de fato promovam a formação de profissionais que atuem na Educação Básica de modo crítico e avançado, capazes de promover mudanças de cenários, considerando a lamentável estrutura educacional que temos, sobretudo no Estado do Pará, no que se refere às condições de trabalho de professoras(es), plano de carreira, currículos defasados, ausência de programas de formação continuada, precarização dos prédios escolares, carência de profissionais com formação adequada, entre outros problemas que afetam diretamente nos resultados da aprendizagem dos estudantes.

Nesse sentido, precisamos começar pela atuação do corpo docente que compõe os Núcleos Docentes Estruturantes das Faculdades que integram o ICH, pois são estes que avaliam e desenvolvem propostas curriculares direcionadas aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e às ações de ensino, pesquisa e extensão pelas subunidades acadêmicas.

Cada seminário trará uma temática específica, com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre as atuais estruturas e resultados alcançados pelos cursos de licenciatura do ICH. Assim, temas como elementos curriculares que compõem ou se fazem ausentes nos PPCs; o conhecimento e interpretação sobre documentos prescritos, na maioria das vezes impostos pelos órgãos regulamentadores; temas relacionados às humanidades e ações do ICH; entre outros assuntos considerados relevantes e que primem pelos princípios da autonomia universitária e pela discussão crítica.

O primeiro SEICH traz à tona a Base Nacional Comum Curricular voltada para a formação de professores da Educação Básica, a chamada BNC-Formação, batizada dessa forma pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro deRomilson 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores que atuam nesse nível de ensino.

Vale ressaltar que o Art. 27 da referida Resolução fixa o prazo limite de até 2 (dois) anos, a partir da data de sua publicação, para que as Instituições de Ensino Superior (IES) implantem as Diretrizes definidas e instituídas por tal Resolução. Assim, antes que se acate cegamente o que direciona tal normativa é preciso que se entenda seus efeitos e calcule seus impactos sobre a formação de professoras e professores. Esse é o nosso papel neste momento, para que as decisões possam ser tomadas com responsabilidade acadêmica e social.

Sob a temática BNC-Formação e sua Implicação nos Cursos de Licenciatura: projetos em disputa, convidamos para mediar o debate em torno das políticas de formação de professores para a educação    Básica, o Prof. Dr. Romilson Siqueira, que é Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) e  Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades nessa mesma universidade, é vice coordenador do GT 07 da ANPED e recentemente realizou estágio pós-doutoral sob a supervisão do Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado, na Universidade Federal de Goiás.

A arte apresentada no cartaz de divulgação do Seminário nos remete a pensar a partir da produção cinematográfica do estilo ficção científica, The Matrix, fazendo uma referência crítica sobre como a educação brasileira pode ser engolida por um sistema que mistura a ideia de avanço científico e tecnológico com a precariedade da vida das pessoas, além do conceito de resistência.

EQUIPE ORGANIZADORA

Profa. Dra Ana Clédina Rodrigues Gomes (Coordenadora)

Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti

Prof Dr. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza